19 de janeiro de 2010

5 à Sec !!!

HAS2 é o gene responsável pelas rugas nos cães !

Foram analisadas 10 raças para descobrir a formação das famosas rugas como as do shar-pei.
A investigação envolveu a análise genética de dez raças de cães com pedigree. Os investigadores identificaram 115 localizações no código genético desses animais que poderiam ter um papel nas diferentes características das várias espécies. No caso do shar-pei, foi descoberto o gene HAS2. As diferenças no gene HAS2 são importantes no desenvolvimento de uma enzima fundamental na produção da pele.
"Houve, provavelmente, uma mutação nesse gene que fez com que um cachorro tivesse nascido todo enrugado e um criador deve ter dito: 'Isto parece interessante. Vou tentar criar selectivamente este tipo de cães'", explica Joshua Akey, do Departamento de Ciências Genéticas na Universidade de Washington, nos Estados Unidos.
Joshua Akey e a sua equipa estudaram 32 shar-peis rugosos e 18 com o pêlo suave e compararam pequenas amostras de ADN com amostras de outras espécies.
A equipa descobriu quatro pequenas diferenças entre a genética dos dois tipos de pele do shar-pei, relativamente às outras espécies. Estes polimorfismos de nucleotídeo único (SNP), como são chamados, estão localizados no gene HAS2.
O "melhor amigo do homem" está a ser usado para localizar os genes defeituosos que causam esta doença, tanto em cães como em humanos.
O pedigree tornou-se uma ferramenta útil para a investigação genética.

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...